segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

A SANTA CEIA BÍBLICA E O LAVA-PÉS COMO MINISTRAR?

           1 CORÍNTIOS 11:23-24 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na NOITE em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

JOÃO 13:4-5; Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.

JOÃO 13:12-17; Depois que lhes lavou os PÉS, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, VÓS DEVEIS TAMBÉM LAVAR OS PÉS UNS AOS OUTROS. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, FAÇAIS VÓS TAMBÉM. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

A Palavra nos mostra em (Gênesis 14:18) que Melquisedeque, Sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe à Abraão PÃO e VINHO, e Jesus Cristo sendo Sacerdote Eternamente segundo a ordem de Melquisedeque (Hebreus 7:17) ministrou a Santa Ceia com PÃO ASMO e VINHO. Podemos ver nas Escrituras que na semana da Páscoa não podia haver fermento dentro das casas, e quem comesse pão levedado seria cortado da congregação de Israel (Êxodo 12:15 e 12:19), pois o fermento simboliza a maldade, a malícia, o pecado (1 Coríntios 5:6-8).

A Santa Ceia ministrada por Cristo foi no dia dos Pães Asmos, quando sacrificavam a Páscoa (Marcos 14:12), e Jesus sendo judeu (João 4:9) JAMAIS iria ministrar a Ceia com um pão fermentado, ainda mais que o Pão da Ceia de Cristo representava o Seu Próprio Corpo, e no Corpo do Senhor Jesus não há pecado.

O apóstolo Paulo recebeu TODO o Evangelho por revelação de Jesus Cristo (Gálatas 1:11-12) e em (1 Coríntios 5:6-8) o Espírito Santo através de Paulo diz que devemos ministrar a Ceia com o Pão Asmo, agora veja, se na semana da Páscoa não podia haver fermento dentro das casas, e se alguém comesse pão levedado era cortado da congregação de Israel, então JAMAIS poderíamos ministrar a Santa Ceia do Senhor com um pão fermentado, pois na Ceia o Pão representa o Corpo Santo e Imaculado de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Além disso, também é necessário que na Ceia o Sangue de Jesus seja representado pelo VINHO, e não pelo suco de uva. Em (1 Coríntios 11:21) o apóstolo Paulo estava advertindo os membros da igreja de Corinto para que NÃO mais se embriagasse com o Vinho na Ceia do Senhor, pois eles estavam em desordem, comendo e bebendo na Santa Ceia de uma maneira exagerada, não discernindo o Corpo do Senhor, agora, se alguém beber um barril de suco de uva, será impossível que o tal fique embriagado, então veja, era Vinho que estava sendo ministrado na Santa Ceia, porém, alguns membros ao invés de comer um pequeno pedaço de Pão e beber apenas um gole de Vinho, que é o correto, eles estavam fazendo tudo exageradamente e fora de ordem.

Também a Santa Ceia deve ser ministrada a noite, pois a Bíblia diz que o Senhor Jesus, na NOITE em que foi traído, tomou o Pão e o Cálice e deu aos Seus discípulos (1 Coríntios 11:23). A palavra CEIA significa refeição da noite, não existe ceia de manhã ou à tarde, mas somente a noite, e Jesus nos deu o exemplo.

O LAVA PÉS É MANDAMENTO DO SENHOR JESUS

           A Bíblia é contundente concernente ao Lava Pés após a Santa Ceia do Senhor (João 13:4-17). Muitos dizem que o Lava Pés não precisa ser praticado, pois é um símbolo de humildade, e de fato é, mas porque não praticar essa ORDENANÇA sendo que as outras ordenanças do Senhor Jesus também são símbolos? Jesus deixou bem esclarecido TRÊS ORDENANÇAS, que são: o Batismo (Marcos 16:16), a Santa Ceia (Lucas 22:19) e o Lava Pés (João 13:13-17), então devemos praticar TODA a Escritura.

O apóstolo Paulo fala em (2 Timóteo 4:2-5) sobre a desgraça que estaria a religião em nossos dias, dizendo que os chamados cristãos estariam com comichões nos ouvidos ao ouvir a Sã Doutrina Apostólica, e amontoariam para si doutores conforme as suas próprias concupiscências por não aceitar a prática do verdadeiro Evangelho, sendo assim iriam negar ouvir a Verdade voltando às fábulas; ou seja, iriam buscar a teologia para tentar enrolar a própria consciência por não quererem viver uma vida de obediência perante a plenitude do Evangelho, tendo resposta para tudo, porém fora da palavra de Deus.

Amigo leitor, faço agora um teste da Palavra com você, responda a você mesmo de que lado você irá ficar, se é com a Palavra de Jesus ou com a palavra do homem. Vejamos: A maioria dos pastores no mundo inteiro dizem ao povo que não é necessário a execução do Lava Pés, mas vamos ver agora o que o Senhor Jesus Cristo, o Deus Todo-Poderoso diz em Sua Santa Palavra.

No Evangelho de (João 13:13-15) temos o Assim diz o Senhor: Vós Me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque Eu o Sou. Ora, se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, VÓS DEVEIS TAMBÉM LAVAR OS PÉS UNS AOS OUTROS. Porque Eu vos dei o exemplo, para que, COMO EU VOS FIZ, FAÇAIS VÓS TAMBÉM.

Evidentemente, não é necessário um estudo profundo sobre esta questão, Jesus deixou este mandamento bem estabelecido em Sua Palavra, é apenas dizer Amém ao Senhor. Em (1 Timóteo 5:10) a Bíblia confirma este mandamento do Senhor Jesus Cristo.

REFERÊNCIAS
Gênesis 14:18; E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

Hebreus 7:17; Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

Êxodo 12:15; Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia tirareis o fermento das vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.

Êxodo 12:19; Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.

1 Coríntios 5:6-8; Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa? Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento. Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. Por isso façamos a festa, não com o fermento velho, nem com o fermento da maldade e da malícia, mas com os ázimos da sinceridade e da verdade.

1 Coríntios 11:21-32; 21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome e outro embriaga-se. Não tendes porventura casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus, e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisto não vos louvo. Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disto há entre vós muitos fracos e doentes, e muitos que dormem. Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.

Marcos 14:12; E, no primeiro dia dos pães ázimos, quando sacrificavam a páscoa, disseram-lhe os discípulos: Aonde queres que vamos fazer os preparativos para comer a páscoa?

João 4:9; Disse-lhe, pois, a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (porque os judeus não se comunicam com os samaritanos).

Gálatas 1:11-12; Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

João 13:4-17; Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés a mim? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu te não lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.

Marcos 16:16; Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Lucas 22:19; E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim.

2 Timóteo 4:2-5; Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu, sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério.

         1 Timóteo 5:10; Tendo testemunho de boas obras: Se criou os filhos, se exercitou hospitalidade, se lavou os pés aos santos, se socorreu os aflitos, se praticou toda a boa obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário