Prezado leitor,
Rogamos a Deus que te abençoe e esclareça as
verdades bíblicas, através deste livreto, no qual são apresentados os Fundamentos da Fé Cristã, quanto ao
batismo, Unicidade e o Profeta precursor da Segunda vinda de Cristo.
O
FUNDAMENTO BÍBLICO
Paulo
diz:
“Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas
concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos
apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”.
Efésios 2:19-20.
Se somos, então, edificados neste fundamento,
não deverá ser o nosso Evangelho o mesmo Evangelho que eles pregaram? Não
ensinamos como os apóstolos ensinaram? Não faremos como eles fizeram
concernente à inteira doutrina da salvação? Certamente, pois Paulo disse em
Gálatas 1:8: “Mas ainda que nós, ou mesmo um anjo
vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos tenho pregado, seja
anátema”.
OS
APÓSTOLOS BATIZARAM SOMENTE EM NOME DO SENHOR JESUS
Examinaremos os relatos dos serviços batismais
registrados na Santa Palavra de Deus.
Quando o Espírito Santo descendo sobre os 120
no cenáculo, a multidão aproximou-se bruscamente e estava convencida do fato de
que este grupo de pessoas tinha recebido algo real de Deus, algo que eles também
necessitavam. A resposta de Pedro aos corações sinceros e famintos quando
perguntaram: "Que faremos?" Foi a seguinte: "Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado no nome de Jesus
Cristo para a remissão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo"
"Então os que aceitaram a Palavra foram batizados, havendo um acréscimo
naquele dia de quase três mil pessoas". Atos 1:15; 2:1-8, 38,
41.
Há quem diz que a razão pela qual Pedro lhes
ordenou que fossem batizados no Nome de Jesus, é porque eram judeus e o batismo
serviria para que confessassem a Jesus Cristo. Vejamos porém, a casa de
Cornélio e os membros de sua família, e aqui novamente encontramos a Pedro
ordenando que se batizassem no Nome do Senhor. Atos 10:47-48.
Se Pedro tivesse errado no dia de Pentecostes,
certamente haveria tido bastante tempo para se corrigir antes que fosse à casa
de Cornélio. Estaria Pedro errado no dia de Pentecostes?
Quando eles ficaram comovidos, "eles disseram a Pedro e ao resto dos
apóstolos”... Atos 2:37. Isto inclui a Mateus, que escreveu
o livro de S. Mateus (Mateus 28:19). Também em Atos 2:14, vemos a Pedro
levantando-se com os demais apóstolos. Mateus estava lá, porém não encontramos
palavras de correção da parte dele. Por que? Eles conheciam qual era o Nome.
Jesus disse em João 17: 6: “Manifestei
o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus e tu mos deste”.
Pedro tendo recebido a revelação compreendeu
que “Pai”, “Filho”, e “Espírito Santo” não são nomes, mas títulos atribuídos
aos seus ofícios.
"Edificados
sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus é a principal
pedra de esquina". Efésios 2:20. Em lugar nenhum encontramos
que eles batizaram repetindo as palavras: "Em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo".
Pelo contrário, eles apenas batizaram em nome
do Senhor Jesus Cristo; eles cumpriram a ordem do Senhor, em Mateus 28:19: “Por tanto idem, ensinai todas as nações
batizando-as em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo”; Pois
ali Jesus não indicou aos apóstolos que usassem estas palavras como uma
fórmula. Ele ordenou o batismo usando o Nome.
Filipe foi a Samaria e pregou-lhes Cristo (Este
povo não era judeu, mas samaritanos). Eles prestaram atenção à mensagem que ele
entregou. "Ouvindo os apóstolos
que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram-lhe
Pedro e João; os quais descendo para lá oravam para que recebessem o Espírito
Santo; porquanto não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas só haviam sido
batizados em Nome do Senhor Jesus”. - Atos 8:15-17.
Cornélio era um homem justo e temia a Deus com
toda a sua casa. Ele viu em uma visão um anjo que lhe disse para mandar chamar
a Pedro, em Jope, o qual lhes diria as palavras pelas quais poderiam ser
salvos. Quando ele declarou a grande verdade, que "Por meio do Nome de Jesus, todo que Nele crê recebe remissão de
pecados", o Espírito Santo caiu sobre todos que ouviram
a palavra e eles falaram em línguas como fizeram os apóstolos no dia de Pentecostes.
Então Pedro respondeu:
“Porventura
pode alguém recusar água para que não sejam batizados estes que, assim como
nós, receberam o Espírito Santo? E ordenou-lhes que fossem batizados em Nome do
Senhor”. Atos 10:47.
A seguir, observaremos um ato batismal dirigido
por Paulo.
"...e
achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo
quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito
Santo".
Perguntou-lhes
então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
“Mas Paulo
disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo
que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo”.
“E os que
ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus”.
“E,
impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em
línguas e profetizavam”. Atos 19:1-6.
Não cremos que Paulo alterou a fórmula ou modo
do batismo quando batizou Lídia e sua gente de casa, e nem ao carcereiro de
Filipos.
Agora, note bem: Paulo não estava junto com os
apóstolos quando Jesus deu suas instruções finais a eles, em Mateus 28:19, e
Lucas 24:47. Contudo, encontramos Paulo batizando em Nome do Senhor Jesus
Cristo. De quem ele recebeu esta revelação? Cumpre mencionar que o Evangelho de
Paulo não é uma cópia ou imitação de outros apóstolos, mas é uma revelação.
“Mas
faço-vos saber, irmãos, que o Evangelho que por mim foi anunciado não aprendi
de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”.
Gálatas 1:11-12.
Ele escreveu: “E quando fizerdes por palavras ou obras, fazei tudo em nome do Senhor
Jesus Cristo, dando por Ele graças ao Pai”. Col. 3:17.
Paulo reclamou ter autoridade divina: “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual,
reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor”. I
Cor. 14:37.
O batismo com água é executado, tanto por
palavras como por obras. Não podemos deixar de comunicar esta ordem à igreja.
“Por causa
disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual
toda a família nos céus e na terra toma o nome”.
Efésios 3:14-15.
Devemos ler os Atos dos Apóstolos e as
epístolas de Paulo para saber o que os apóstolos ensinaram e praticaram após a
vinda do Espírito Santo.
Você dirá: "Se
Jesus quisesse que nos batizássemos em Seu nome, então, por que Ele não nos disse?".
Ele o disse. Note que Ele falou: "no
Nome".
Qual é o Nome do Pai? Jesus dá a resposta em
São João 5:43:
"Eu
vim em nome de meu Pai".
E qual
é o Nome do Filho? A resposta é dada por um anjo em Mateus 1:21.
"...e
chamará o seu nome Jesus".
E em
qual nome o Espírito Santo é revelado? A resposta é encontrada em
João 14:26.
“Mas
aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos
ensinará todas as coisas”.
É citado nos versículos encontrados em Lucas
24:45-47, que Jesus abriu o entendimento dos discípulos. Foi necessário que o
entendimento lhes fosse aberto e, muitos hoje em dia, necessitam desta mesma
operação para que possam entender as Escrituras.
Em Lucas 24:47 encontramos:
Que “Em seu
nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações,
começando por Jerusalém”.
Foi Pedro um daqueles a quem Jesus havia falado
e cujo entendimento também tinha sido aberto. Após ter escutado estas
instruções, poucos dias depois começou a pregar inspirado pelo Espírito Santo,
e continuou até que os corações dos ouvintes ficaram comovidos e sentindo-se
condenados perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: "Que faremos varões
irmãos?" Pedro não hesitou e firmemente deu a prescrição: “Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado
em nome do Senhor Jesus para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito
Santo”. Atos 2:38.
Alguns dizem que aceitarão as palavras de Jesus,
em Mateus 28:19, porém não as de Pedro, em Atos 2:38.
Mas, foi Pedro quem falou no dia de Pentecostes
ou foi o Espírito Santo?
Pedro disse que era o Espírito Santo mandado
dos céus. I Pedro 1:12.
Pedro foi um apóstolo e a ele foram dadas as
chaves do Reino (Mateus 16:17-18) e não temos o direito de desacreditá-lo em
suas palavras.
“Para que
lembreis das palavras que primeiramente foram dadas pelos santos profetas, e do
mandamento do Senhor e Salvador, mediante vossos apóstolos”. II
Pedro 3:2.
Aqui somos animados a considerar as palavras
dos santos profetas e o mandamento dos apóstolos, e o apóstolo Pedro ordenou que
o batismo fosse em Nome do Senhor Jesus Cristo.
O senso comum lhe dirá que o livro dos Atos é a
Igreja em ação; e se assim batizaram, então é assim que se deve batizar.
De coração aberto, irmão, consulte as
Escrituras, seja batizado no Nome do Senhor Jesus Cristo e Deus o encherá com
Seu Espírito.
A fórmula correta para o batismo nas águas tem
sido restaurada nestes últimos dias. Amém.
JESUS
CRISTO É O JEOVÁ DO VELHO TESTAMENTO
Jeová - "Quem é o Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos; Ele é o rei da Glória".
Salmo 24:10.
Jesus - “Porque
se conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor
da Glória”. I Cor. 2:8.
Jeová - "Assim diz o Senhor... Eu sou o Primeiro e o Último e fora de mim não
há Deus". Isaias 44:6.
Jesus -
"Quando o ví caí a seus pés como morto, e Ele pôs sobre mim a sua destra
dizendo-me: Eu sou o Primeiro e o Último".
Apoc. 1:17.
"Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o
fim, o Primeiro e o Derradeiro".
Apoc. 22:13.
Jeová - "Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus". Êxodo
20:10.
Jesus -
"Porque o Filho do homem até do
sábado é Senhor". Mateus 12:8.
Jeová - "E disse Deus a Moisés: Eu sou o que sou. Disse mais: Assim
dirás aos filhos de Israel: Eu sou
me enviou a vós". Êxodo 3:14.
Jesus -
"Disse-lhe Jesus: em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão
existisse Eu sou". João 8:58.
Jeová - "Nos seus dias Judá será salvo, e
Israel habitará seguro: e este será o seu nome com que o nomearão: Senhor justiça nossa". Jer. 23:6.
Jesus -
"Mas vos sois dele em Jesus Cristo, o qual foi feito para nós por Deus
sabedoria, justiça, santificação e
redenção". I Cor. 1: 30.
Jeová - "Então disse-lhe Jesus: Vai-te
Satanás, porque está escrito: Ao Senhor
teu Deus adorarás e só a Ele servirás". Mateus 4:10; "Ao Senhor Teu Deus temerás, e a Ele servirás e
pelo seu nome jurarás". Deut. 6:13.
Jesus -
"E elas chegando abraçaram a seus pés e O adoraram". Mateus 28:9; "Ele disse: Creio Senhor. E O adorou". João 9:38.
Jeová - "Amando ao Senhor teu Deus, dando
ouvidos à sua voz e te achegando a Ele, pois Ele é a tua Vida, e a longura de teus dias". Deut. 30:20.
Jesus - "Nele estava a Vida, e a vida era
a luz dos homens". João 1:4.
Jeová - "O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará". Salmo
23:1.
Jesus -
"Eu sou o bom pastor, o bom pastor
dá a sua vida pelas ovelhas". João 10:11.
Jeová - "O Senhor é a minha luz e a minha salvação". Salmo 27:1.
Jesus -
"Falou-lhes Jesus dizendo: Eu sou a
luz do mundo". João 8:12.
Jeová - "Vêde agora que eu sou, e mais nenhum Deus comigo". Deut. 32:39.
Jesus -
"... e negaram a Deus único
dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo". Judas 4.
Jeová - "Não terás outros deuses diante de mim". Êxodo 20: 3.
Jesus -
"Tomé respondeu e disse-lhe: Senhor
meu e Deus meu". João 20:28.
Jeová - “O Senhor tem o seu caminho na tormenta...
Ele repreende o mar". Naum 1:3-4.
Jesus -
"Então, levantando-se repreendeu os ventos
e o mar e seguiu-se grande bonança". Mateus 8: 26.
AS
ESCRITURAS AFIRMAM:
Que:
1 - Deus é invisível - I Tim. 6:16, e I Tim.
1:17.
2 - Deus é Espírito - João 4:24.
3 - Deus é infinito - Jeremias 23:24.
Que:
1 - Jesus Cristo é a revelação de Deus - João
1:18.
2 - Jesus é a imagem de Deus - Col. 1:15, e II
Cor. 4:4-6.
3 - Jesus é Deus conosco - Mat. 1:23.
Que:
1 - Deus estava em Cristo - II Cor. 5:19.
2 - Deus habita em Cristo - Col. 2:9.
3 - Deus é salvador em Cristo - Judas 25.
PORTANTO,
-
“Jesus Cristo é a revelação de Deus. Ele é Deus encarnado”. - João 1:14.
-
“Quem vê a Jesus vê a Deus; quem conhece a Jesus, conhece a Deus”. - João 8:19.
-
“Ninguém vê ao Pai senão em Jesus”. - João 14:6-10.
-
“Não que alguém visse ao Pai a não ser aquele que é de Deus, este tem visto ao
Pai”.- João 6:46.
-
"Quem vê a mim vê ao Pai". - João 14:9, pois "Eu e o Pai somos
um". - João 10:30.
FOI
POR ESSA RAZÃO QUE:
- Tomé exclamou: "Senhor meu e Deus meu". João 20:28.
- Pedro disse: "Nosso Deus e Salvador Jesus Cristo". - II Pedro 1:1.
- E Paulo escreveu: "...Cristo... Deus eternamente". - Romanos 9:5.
- Os apóstolos tendo a revelação (Lucas 24:45,
Gálatas 1:12) em cumprimento a Mateus 28:19, batizaram usando o nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo, conforme vemos em: Atos 2:38; Atos 8:14-16; Atos
10:47-48; Atos 19:1-5.
CONCLUÍMOS
ENTÃO QUE:
Jesus
veio manifestar o Nome de Deus aos homens:
1 - "Manifestei o Teu Nome". - João
17:6.
2 - "Eu lhes fiz conhecer o Teu Nome".
- João 17:26.
3 - "Eu vim em Nome de meu Pai". -
João 5:43.
4- "...O
Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome". João 14:26; “Disse-lhe
Filipe: Senhor mostra-nos o Pai, o que nos basta; Disse-lhe Jesus: “Estou a tanto tempo
convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim, vê o Pai; e como
dizes tu: Mostra-nos o Pai?”. - João 14:8-11.
JESUS
- SENHOR E CRISTO
A doutrina da "Trindade",
inteiramente inescriturística, não é encontrada na era apostólica. A Bíblia não
diz nada de uma primeira, segunda e terceira pessoa. Mas sim, que Deus foi
manifestado em carne:
“E, sem
dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em
carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido
no mundo, e recebido acima na glória”. I Tim. 3:16.
Isso deveria por fim ao assunto. Deus veio em
forma humana.
Ele era Senhor e Cristo, porém o tabernáculo de
fora, que os homens podiam ver, foi chamado Jesus.
“Esteja
absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel, que este Jesus que vós
crucificastes, Deus o fez Senhor e
Cristo”. Atos 2:36.
Podes ver aí? Senhor Jesus Cristo.
Se Jesus é Senhor e Cristo, então Ele (Jesus) é,
e não pode ser outra coisa menos que "Pai, Filho e Espírito Santo",
em uma pessoa manifesta em carne. E não três pessoas, mas um Deus manifesto em
três títulos maiores.
Em Apocalipse diz plenamente que Jesus é
"O que é", "O que era", e "O que há de vir". Ele
é o Alfa e o Ômega, o que significa que Ele é o "A até o Z", O
Princípio e o Fim, ou melhor, o Tudo.
Ele é o Deus Poderoso. Ele é a Rosa de Saron, O Lírio dos Vales, A Estrela
resplandecente da Manhã, a Videira Verdadeira, o Pai, o Filho e o Espírito
Santo. Ele é Deus, Deus Todo Poderoso. O
único Deus.
Agora esta verdade tem sido tão pervertida, que
se necessita de uma revelação para se ver a verdade da Deidade. Busque-a em
humildade de coração; você a receberá e então poderá ver Jesus como a imagem
expressa de Deus. A Semente da mulher concebida pelo próprio Deus.
Deus criou no ventre de Maria, tanto o óvulo
quanto o germe sanguíneo, sendo Jesus, portanto, todo de Deus, sem nenhuma
mistura humana, e Maria, a incubadora humana que Deus usou.
O Grande Arquiteto construiu para Si mesmo um
Corpo. Ele não teve que pedir emprestado a alguém, a nenhuma mulher ou a nenhum
homem.
Deus construiu para Sí mesmo uma Casa (Jesus) e
nela habitou em plenitude. Colossenses 2:9.
Agora, em meio a tanta confusão religiosa, ao
se deparar com a Verdade, é muito natural que algumas indagações surjam na
mente daqueles que realmente anseiam pela verdade. E, sabendo disso, que nos
propomos a ajuda-lo através deste livreto.
Você poderia dizer:
"Entendo
agora a relação entre Mateus 28:19 e Atos 2:38, mas como se explicaria então Apocalipse
14:1 onde se lê: "E
que em suas testas tinham escrito o nome dele e o de seu pai".
Observe na Bíblia e veja que Ele nasceu o
Cristo, no entanto, qual foi o nome que o anjo anunciou? "...e chamará o
seu nome JESUS". - Mateus 1:21.
O anjo não disse que Ele chamaria Jesus Cristo, pois o nome que lhe foi dado aqui
entre os homens foi Jesus.
Agora, há muitas pessoas hoje no mundo que se
chamam "Jesus", porém somente há um nascido o Cristo.
Vê você "o nome d'Ele e o de Seu
Pai"?
Em Mateus 1:18; 1:21 e João 4:24 você conclui
que Deus é Espírito e que o Pai de Jesus é o Espírito Santo. E o Pai estava
n'Ele. Sendo assim, Ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Qual é o nome do Pai, do Filho, e do Espírito
Santo?
SENHOR JESUS CRISTO.
PAI
FILHO ESP. SANTO
"...e
que em suas testas tinham escrito o nome d'Ele e o de seu Pai”. Apocalipse.
14:1.
Nas testas, quer dizer, na mente. A marca da
besta também não é um sinal de tinta na testa, mas é uma marca na mente.
Leia Ezequiel 9:4, este sinal é o nome do Pai,
do Filho e do Espírito Santo: Senhor
Jesus Cristo
Apesar disso, você ainda pode indagar:
"Mas
como se explica então, S. João 15:26, onde diz:
"Mas quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar,
aquele Espírito de Verdade que procede do Pai, Ele testificará de mim"?
Pois bem, vamos começar por aqui: Espírito de
Verdade”.
Perguntamos: Espírito é pessoa? A Bíblia diz
que não. Em Lucas 24:39, Jesus disse: "Vede as minhas mãos e os meus pés,
que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne e nem
ossos, como vedes que eu tenho". Espírito não é pessoa. Agora, para melhor
esclarecer, vamos perguntar:
Quem é o Pai de Jesus? A própria Bíblia tem
resposta para as perguntas bíblicas:
"Achou-se
ter concebido do Espírito Santo”. Mateus 1:18.
Aquele de quem a mulher concebe é, logicamente,
o pai da criança. Então, se Maria concebeu do Espírito Santo, conforme Mateus
1:18, está claro que o Pai de Jesus é o Espírito Santo.
Mas, que Espírito é esse? É Deus. Em S. João
4:24 Jesus disse: "...porque
Deus é Espírito". O Espírito Santo veio no Pentecostes e se
repartiu em cada um para que pudesse se cumprir o que Jesus disse:
"Naquele
dia vós conhecereis que eu estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós”. João
14:20.
O Deus Todo Poderoso tem vindo como Espírito
para encher Sua verdadeira Igreja.
Vê você? Onde estão, pois, as três Pessoas?
Essa doutrina da Trindade foi elaborada no ano 325 (D.C.) pelo papa S.
Silvestre e confirmada como dogma no ano 381 (A.D.) pelo papa S. Dâmaso. Onde a
Bíblia cita o nome "Trindade"? Onde? Se isto fosse de Deus, estaria
em Sua Palavra.
Contudo, alguém ainda poderia dizer: "Bem, mas o próprio Jesus diz:
"Meu Pai trabalha até agora e eu também". S. João 5:17.
Isto não quer dizer duas pessoas. O Pai
(Espírito) estava trabalhando através do Filho (Corpo). O Filho é quem estava
fazendo a obra do Pai: "Importa
fazer a vontade daquele que me enviou". "Eu e o Pai somos um".
Estava ali o Espírito realizando a obra através da carne chamada Jesus. O
Espírito Deus em Jesus, "Deus estava em Cristo reconciliando o mundo
consigo mesmo". II Cor. 5:19. "No princípio era o Verbo e o Verbo
estava com Deus e o Verbo era Deus, e nada do que foi feito foi feito sem
Ele." João 1:1-3.
"Mas
- dirá você - em São João 14:23 está
escrito: "Se
alguém me ama guardará a Minha Palavra e o meu Pai o amará e viremos e faremos
nele morada".
Não pense em três pessoas, mas em três ofícios.
Se você crê que Deus é Onipotente, então crerá também que Ele pode se
manifestar de vários modos, várias formas ao mesmo tempo. Então pense em três
manifestações: Rei, Sacerdote e Profeta. Como Deus, sendo pessoa, pode
juntar-se a outra pessoa para fazer morada em seu corpo? Nesse caso, você tem
duas pessoas morando em seu corpo? E a terceira? Aí Jesus está falando d’Dele e
de Seu Pai. O Espírito que faz morada no homem é o Espírito Santo. "Não sabeis vós que sois templos de Deus
e que o Espírito Santo habita em vós?". I Cor. 3:16.
Este Espírito exerce os três ofícios sobre o
homem: Reina, Intercede, Ilumina. Isto é, exorta, edifica e consola. Você não
tem três pessoas em seu corpo. "Viremos e faremos nele morada". Será
que o Pai deixou o trono? O Filho deixou a intercessão? É o Espírito de Verdade
que o mundo não pode conhecer, reinando, intercedendo e consolando. Por isso está
no plural. Deus em Seus ofícios. É Deus sobre nós, Deus por nós e Deus em nós. "Um só Deus e Pai, que é sobre todos, por
todos e em todos". Efésios 4:6. Não seria isto o suficiente?
Bem,
contudo ainda não posso entender por que Jesus disse em São João 14:16: "Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro
consolador".
Não pare a leitura no verso 16, mas prossiga no
verso 17: "O Espírito de verdade
que o mundo não pode receber, porque não vê, nem o conhece, mas vós (se
referindo aos apóstolos) o conheceis porque habita convosco". Ele
estava ali encarnado em Jesus Cristo, habitando com eles. E o mesmo versículo
ainda prossegue dizendo: "...e
estará em vós", quer dizer, em Espírito. Veja ainda o verso
18. "Não vos deixarei órfãos,
voltarei para vós". Isto bastou para Filipe que era discípulo
de Jesus. E eu creio que isto também será suficiente para você, como o foi para
mim.
Em Mateus 13:11 está escrito: "Porque a vós vos é dado a conhecer os
mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado".
Alguém pode tomar esses versículos e dizer que isto está se referindo aos
judeus, mas a Palavra tem o seu exercício em seu dia, no seu determinado dia.
Deus está parado com os judeus. Inconscientemente eles estão aguardando o
Evangelho voltar para eles.
O que vemos é a Escritura se repetindo. A filha
de Herodias, representada pelo sistema denominacional, dançando frente ao rei,
procurando agradá-lo e tomando conselho com sua mãe, contra o profeta.
Deus precisa de homens que queiram sofrer pelo
Seu Nome, não pelo nome "Trindade". O que tem Roma de Deus? E, no
entanto, os protestantes estão unidos com ela através da doutrina da Trindade.
Porém -
diria você - Ainda me resta uma dúvida,
pois Jesus disse: "O
Pai é maior do que eu".
De fato, e quem é o Pai? É o Espírito Santo. É
o Espírito que ninguém pode ver, senão sua glória, como aconteceu com Estêvão.
Não negamos o Pai, absolutamente: Só que não podemos ver ao Pai como pessoa
distinta, mas sim como o Espírito que enche os céus e a terra. Jeremias 23:24.
"Também
não entendi ainda porque Paulo falou distintamente”: “Graça e paz da parte de Deus e da de nosso
Senhor Jesus Cristo”. Gálatas 1:3.
Olhe para o Pai como Espírito. Como Espírito
que não se vê, e então o verás em Jesus Cristo, o Filho Amado, "Quem vê a mim, vê ao Pai". João
14:9.
Veja o relato que transcrevemos do livro:
"O Apóstolo dos Pés Sangrentos" de autoria do reverendo Boanerges
Ribeiro, sobre uma experiência de Sadu Sundar Sing. Não é uma teoria, mas uma
experiência daquele grande homem que imitou a Cristo em tudo. Sadu disse assim
(O Apóstolo dos pés Sangrentos - pág.109):
"Houve um tempo que a doutrina da Trindade
me deixava confuso. Pensava em três pessoas assentadas em três tronos. Mas tudo
se esclareceu numa visão... Ali vi Cristo com seu glorioso corpo espiritual, assentado
no trono. Onde quer que fosse, sempre O via. Cristo estava sempre no centro
- figura que palavras não descrevem. Rosto brilhante como o sol, mas não
ofuscante e amigo que, com facilidade eu O contemplava. Sorria sempre com
sorriso de afeto glorioso. Quando O vi pela primeira vez, tive a impressão que
entre nós existia uma antiga união; era como se Ele dissesse sem palavras: "Fui
eu quem te criou". Senti com maior intensidade o que me sobreveio
quando contemplei meu pai, após vários anos de separação. O velho afeto voltou;
senti que eu fora dele anteriormente. Quando pela primeira vez entrei no céu
olhei em torno e perguntei: mas onde está Deus? E alguém respondeu: como na
terra, aqui também Deus não é visto, porque é infinito. Mas aqui está
Cristo, e Cristo é Deus; é a imagem do Deus invisível e somente n'Ele
podemos ver Deus, tanto no céu como na terra".
Além de muito bela, esta visão possui bases
bíblicas:
"Assentado no trono". – Apoc. 4:2; I
Reis 22:19; Ez. 1:26 e 10:1.
"Brilhante como o sol". - Apoc. 1:14-16.
"Fui eu quem te criou". - Apoc. 4:11;
S. João 1:3.
"Aqui também Deus não é visto". - I
Tim. 6:16; Col. 1:15 e I Tim. 1:17.
"Porque é infinito". - Jer. 23:24;
Salmo 147:5.
"Cristo é Deus". - II Pedro 1:11; S.
João 20:28; Apoc. 21:7 e I João 5:20.
"É a imagem do Deus invisível". -
Col. l:15; II Cor. 4:4-6.
"Somente n'Ele podemos ver Deus". -
João 14:9.
Somente em Cristo você pode ver Deus, o Pai.
Como falar, então, em três pessoas distintas? Onde está a confusão?
Sabemos perfeitamente que a nuvem que separava
Israel dos egípcios, à medida que clareava para Israel, escurecia para os
egípcios. O mesmo acontece com esta mensagem: à medida que traz luz para os
eleitos de Deus, mais vai escurecendo para os que não são. Por isso se põem a
clamar contra a verdadeira mensagem de Deus dizendo: “É confusão! É
confusão!". Mas a Bíblia diz: "...todo
aquele que nela crer não será confundido". Rom.
9: 33.
Lembre-se que a Bíblia não pode ser de
particular interpretação. Ela depende de revelação. Está nela o maná escondido
que alcançamos através da revelação.
Para concluir, lembre-se que o Pai é Senhor, o
Filho é Jesus e o Espírito Santo é Cristo. Então, se você tem crido nestas
verdades, receba no seu batismo o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo,
que é Senhor Jesus Cristo, e numa só
fé, num só batismo e num só Senhor, vamos aguardar a vinda de Nosso Senhor
Jesus Cristo, certos de que nossa redenção se aproxima.
Que Deus lhe conceda a revelação destas
poderosas verdades que nos têm sido restauradas nestes últimos dias, conforme a
promessa de Mateus 17:11.
A
PALAVRA VEM AO PROFETA
"Certamente o Senhor Jeová não
fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo a seus servos, os profetas”. -
Amós 3:7.
Cada vez que Deus tem falado Sua Palavra, o fez
através de um profeta. Sempre foi assim. Esta é uma verdade comprovada por toda
Escritura.
Enoque foi um profeta do tempo antediluviano.
Deus lhe falou Sua Palavra, e ele falou de eventos que ainda estão por
acontecer. Enoque falou da Segunda Vinda do Senhor quando ainda faltavam vários
séculos para a primeira se realizar. Logo, três gerações depois de Enoque, Deus
levantou Noé, a ele falou da situação espiritual do mundo, mandou que
fabricasse uma arca e lhe deu a mensagem sobre o iminente juízo do dilúvio.
Quando chegou o tempo de Deus libertar a Israel do jugo egípcio, Ele levantou a
Moisés e lhe falou Seu plano, e pôs em Moisés a Palavra para aquela época.
Assim Moisés chegou a ser a boca de Deus para o povo. Ele foi o instrumento pelo
qual Deus falou Seus mistérios e Sua vontade. Depois que o povo de Israel se
estabeleceu na terra que o Senhor havia prometido, Deus enviou profetas para
corrigir o povo. Entre eles esteve o grande profeta Samuel, sendo o último dos
juízes, e quem ungiu o primeiro rei de Israel.
E assim muitos outros como Elias, Isaias,
Jeremias, Amós, Daniel. Estes homens como profetas tiveram a Palavra de Deus
para suas respectivas épocas. Eles falaram em nome do Senhor, a mensagem para
seu dia. Esta é a maneira que Deus estabeleceu segundo as Escrituras para falar
ao seu povo.
"E
todo o povo viu os trovões e os relâmpagos e o sonido da buzina, e o monte
fumegando; e o povo vendo isto, retirou-se e pôs-se de longe. E disseram a
Moisés: Fala tu conosco e ouviremos; e não fale Deus conosco para que não
morramos”. Êxodo 20:18-19.
Por estas Escrituras vemos que o povo não pode
suportar a voz direta de Deus. Portanto, pediram a Moisés que chegasse à
presença de Deus e que escutasse as palavras que Deus tinha para eles. Esta
atitude do povo foi aprovada por Deus, sendo assim, você não consegue ver Deus
falando diretamente ao povo, e sim por meio de um profeta. Deus estabeleceu ali
que Sua Palavra viria sempre através de um profeta.
E isto é o que tem acontecido sempre. Cada
profeta de Deus trouxe a Palavra revelada para o momento em que havia de ser
manifesta. Cada um deles trouxe a porção para sua época, até que apareceu João
Batista, o último dos profetas do Antigo Testamento, quem introduziu a Cristo,
a plenitude da Palavra. Os profetas anteriores tiveram porções da Palavra, mas
Cristo foi a plenitude da Palavra. Cristo foi o Profeta por excelência com toda
a revelação de Deus.
A dispensação para os judeus se encerrou com o
maior dos profetas hebreus, João Batista, de quem Jesus disse: "Eu vos digo que entre os nascidos de
mulher, não há maior profeta do que João Batista; mas o menor no reino de Deus
é maior que ele". - Lucas 7:28. O Senhor o identificou como
o profeta anunciado em Malaquias: "Este
é aquele de quem está escrito: eis que envio o meu anjo diante de tua face o
qual preparará diante de tí o teu caminho". -
Lucas 7:27.
Foi João quem introduziu o Messias a Israel. No
entanto os líderes religiosos não deram crédito, antes o deixaram e fizeram
dele tudo o que quiseram. Porém estava anunciado nas Escrituras que João viria
primeiro preparando o caminho do Senhor, mas o mundo religioso daqueles dias
mesmo tendo as Escrituras, não o recebeu. Ainda que os profetas não disseram
que se chamaria João, porém a vindicação de Deus em sua vida e o ministério
provava que aquele era o anjo que havia de vir antes do Messias. Aqueles
líderes religiosos, junto com o povo, estavam cegos para com a Palavra e para
com a obra que Deus estava fazendo em volta deles mesmos. Eles esperavam o
profeta e o Messias, porém quando apareceram, os rejeitaram. Por que recusaram
aceitar? Era porque aqueles religiosos estavam fora da Palavra e estavam
apoiados em suas próprias interpretações. O ensinamento desse profeta não era
de acordo com as crenças religiosas, porque um profeta não vem congratular-se
com as organizações religiosas, e sim para trazer a Palavra de Deus.
João Batista não saiu dos fariseus, nem dos
saduceus, e nem de nenhuma organização religiosa de seu dia, porque Deus nunca
levantou um profeta de uma organização religiosa. Ele sempre chamou homens
separados das organizações humanas; porque um homem ligado a uma organização é
impossível que seja um profeta de Deus, porque seu contato com a denominação o
faria negar a verdade da Palavra, pois teria que concordar com os ensinamentos
de sua denominação, mesmo que a Palavra de Deus ensine o contrário. Deus sempre
chamou homens separados completamente destes sistemas humanos. João Batista foi
tomado do deserto; Amós da frente do gado; Eliseu do campo; Moisés da frente
das ovelhas, e assim por diante. Deus chama o homem de onde Ele quer e envia
com Sua Palavra, assim como fez com Elias, que ninguém conhece sua geração, nem
mesmo quem foram seus pais; somente sabemos que era um tisbita e nada mais.
Deus nunca envia profetas quando tudo está bem,
e sim quando entre o povo as coisas estão fora e contrárias à Palavra de Deus.
Então o profeta vem com a Palavra cortante e penetrante para descobrir tudo que
seja contrário à verdade de Deus; porém os religiosos não podem aceitar tal
exortação, porque esta atinge fortemente seus costumes e crenças nos quais
estão estabelecidos. E assim que aparece o mensageiro, tem que ser recusado
porque aqueles estão apoiados em suas crenças antigas.
Se você é uma semente de Deus, sem dúvida já se
deu conta da condição espiritual do mundo hoje que a sí mesmo se chama cristão,
assim também da necessidade de um profeta para tirar os verdadeiros filhos de
Deus da confusão denominacional que impera neste tempo.
Qualquer pessoa que lê as Escrituras com
revelação divina, pode se dar conta da hora em que estamos vivendo, porque
todos os eventos anunciados para este tempo já estão presentes. Hoje Israel já
está em sua terra demonstrando ser uma nação forte; vemos a multiplicação da
maldade em todas as fases da vida humana; o mesmo pode se dizer quanto à
ciência, a qual se tem multiplicado em todos os aspectos; a frieza nas igrejas
não se pode negar, a menos que seja uma pessoa insensata; as igrejas estão
mundanas e convertidas em clubes religiosos; os chamados cristãos se conformam
com os costumes do mundo em todos os aspectos de suas organizações religiosas;
e muitas religiões hoje estão convertidas em negócios lucrativos. Esta é a
apostasia dos últimos tempos.
Sem dúvida que esta condição do mundo e da
igreja é um prognóstico das proximidades do juízo de Deus - da grande
tribulação. Porém o sinal mais importante do tempo do fim é a presença do
profeta que Deus prometeu enviar, antes deste juízo, o qual restaurará todas as
verdades de Deus que os homens têm pervertido no transcurso dos séculos.
"Eis
que vos envio o profeta Elias antes que venha o dia grande e terrível do
Senhor". - Malaquias 4:5.
"E
Jesus respondendo disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas
as coisas". - Mat. 17:11.
Esta é a restauração tão ignorada por este
mundo religioso enriquecido por suas conquistas materiais. É o sinal em que
podemos concluir o tempo em que estamos vivendo e a proximidade da vinda do
Senhor, pois as Escrituras dizem:
O qual
convém que o céu contenha até os tempos da restauração de tudo, dos quais falou
Deus pela boca de todos os santos profetas desde o princípio. Atos
3:21.
Este profeta Elias anunciado para esta era, já
esteve na terra com sua mensagem restauradora, porém a maioria ignora tal
acontecimento; portanto se repetiu o mesmo caso que sucedeu com João Batista, o
precursor da primeira vinda do Senhor.
"Mas
digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram tudo que quiseram;
assim farão padecer também o Filho do homem”. Mateus 17:12.
Irmão, abra seu coração à Palavra de Deus
porque é demasiadamente curto o tempo. Amém.
"Crede
no Senhor vosso Deus e sereis seguros; crede nos seus profetas e sereis
prósperos”. - II Cron. 20:20.
Nas Sagradas Escrituras vemos claramente os
sinais que nos indicam que temos chegado ao tempo do fim. Por outro lado se
levantam contra a mensagem e contra o profeta e o resistem como Janes e Jambres
resistiram a Moisés.
Assim sucedeu no Velho e Novo Testamento.
"Homens
de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido; vós sempre resistis ao
Espírito Santo; assim, vós sois como vossos pais". "A qual dos
profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente
anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e
homicidas". - Atos 7:51-52.
Agora acontece o mesmo, porque sempre esta foi
a regra: Deus envia Sua Palavra através de Seu profeta e os religiosos
estabelecidos em suas crenças e costumes antigos, resistem e não a recebem;
porém Deus não muda Seu plano, pois esta é a maneira estabelecida por Deus para
falar ao Seu povo.
A dispensação para os judeus terminou com a
presença de um profeta e uma mensagem, a qual os religiosos não receberam.
Neste mesmo tempo teve começo a dispensação gentílica com o nascimento da
igreja.
Agora quando se está encerrando com a última
dispensação gentílica, com a última era da igreja, a história volta se repetir:
Deus enviou um profeta neste tempo, com uma Mensagem que tem sido um machado
posto à raiz das árvores, desta vez com o alarido que está preparando o povo do
Senhor para o arrebatamento: Deus sempre repete Sua maneira de operar porque
Ele não muda.
Portanto, nessa era tem enviado um profeta com
uma mensagem e abundante vindicação divina. Mesmo assim a grande maioria do
mundo religioso não o recebeu; porém a semente predestinada o recebeu e está se
nutrindo com sua mensagem.
O dia que há de vir ardendo como o forno, no
qual os que fazem maldade serão como a estopa, e o juízo da grande tribulação,
o grande e terrível dia do Senhor, está perto porque Deus anunciou que antes
deste terrível evento enviaria o profeta Elias, o qual prepararia o povo que há
de ser livre deste iminente juízo. "Eis
que eu vos envio o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor e ele
converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais". -
Mal.4:5-6.
Quando apareceu João Batista os judeus estavam
esperando Elias, portanto lhe perguntaram: “És tu Elias?" disse: "Não sou." Porque em verdade ele não era o Elias
pelo qual eles perguntavam; aquele que havia de vir antes do grande e terrível
dia do Senhor. Ele não era o profeta de Malaquias quatro e sim o mensageiro de
Malaquias três.
Não obstante, Jesus o identificou como Elias,
porém, o mesmo Deus ordenou que seu nome fosse João. De modo que os judeus
estavam esperando Elias, porém se apresentou um homem chamado João, com o
Espírito e Virtude de Elias; e eles não o receberam, pois o nome que tinha
(João); o lugar de onde procedeu (deserto); sua mensagem forte contra os
sistemas religiosos de sua época, foi tropeço para os religiosos daquele tempo.
No entanto este era o Elias que havia de vir para os judeus antes da primeira
vinda do Senhor. Podemos ver nas Escrituras que depois do ministério de Elias,
o Espírito repousou sobre Eliseu (II Reis 2:15), logo sobre João Batista (Lucas
1:17); depois haveria de vir antes da grande tribulação e por último segundo a
promessa de Apocalipse 11.
De modo que cinco vezes haveria de estar
presente sobre a terra o ministério deste homem. Porém não foi tal coisa como
reencarnação, e sim Deus manifestando sobre a terra o mesmo ministério de
Elias. O mesmo que se pode dizer acerca do Elias anunciado para este tempo do
fim. Malaquias disse que Elias converteria o coração dos pais aos filhos e o
coração dos filhos aos pais. Em verdade aqui estamos em volta de um duplo
ministério. Porque sabemos que João Batista converteu o coração dos pais aos
filhos, pois assim disse o anjo a Zacarias:
Mas o anjo lhe disse: Zacarias, não temas, porque tua oração foi
ouvida, e Isabel, tua mulher dará à luz a um filho, e lhe porás o nome de João;
e terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão em seu nascimento. Porque será
grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte e será cheio do
Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe; e converterá muitos dos filhos de
Israel ao Senhor seu Deus e irá adiante dele no Espírito e virtude de Elias
para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos
justos; com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto. Lucas
1:13-17.
Porém o Anjo não disse a Zacarias que João
converteria o coração dos filhos aos pais, porque isso se referia ao Elias que
haveria de vir antes da Segunda Vinda do Senhor. Quando o Anjo falava a Zacarias,
citando a profecia de Malaquias, mencionou somente a parte que correspondia ao
ministério de João, e ali se deteve, porque a outra parte pertencia ao Elias
que viria como precursor da Segunda Vinda do Senhor. O mesmo Senhor falando de
João como Elias daquele tempo, também falou do Elias que haveria de vir antes
da Sua Segunda Vinda para restaurar todas as coisas:
E os seus
discípulos o interrogaram dizendo: Porque dizem as Escrituras que é mister que
Elias venha primeiro?
E Jesus
respondendo disse-lhes: Em verdade Elias virá primeiro e restaurará todas as
coisas;
Mas
digo-vos que Elias já veio, e não o conheceram, mas fizeram tudo que quiseram.
Assim farão eles também padecer o Filho do homem -
Mateus 17:10-12.
Vemos nesta porção das Escrituras, que o Senhor
fala em dois tempos gramaticais em relação a Elias: Um já veio (passado) que
foi João Batista; e o outro haveria de vir (futuro) para restaurar todas as
coisas. Temos que entender que o Senhor não está procurando alterar a
gramática, nem tão pouco brincando com as palavras, mas sim falando de um Elias
que estava no futuro. "Virá
primeiro e restaurará todas as coisas". - e de outro que
estava no passado - "Elias
já veio e não o reconheceram".
Aqui temos os dois homens com os dois
ministérios profetizados em Malaquias capítulo quatro: "Converterá o coração dos pais aos filhos
e o coração dos filhos aos pais". Então não há dúvida que Elias
tinha que vir antes da grande tribulação, porque havia uma obra a levar a
consumar: "Converterá o coração
dos filhos aos pais"; pois a outra parte desse ministério já
estava realizada por João: "Converterá
o coração dos pais aos filhos". João preparou o coração dos
pais para que Jesus pudesse dar boas vindas aos filhos ao entrar no redil. De
modo que aqueles homens, os pais da igreja primitiva, foram preparados por João
para que recebessem a Cristo, a Palavra; mas o Elias desta era haveria de
converter os filhos dos últimos dias à fé dos pais do dia de Pentecostes. Este
profeta prepararia os filhos para darem boas-vindas a Jesus, isto é, sua
mensagem levaria os verdadeiros filhos de Deus à fé primitiva dos apóstolos e
profetas; preparando assim para a vinda do Senhor. De modo que este Elias não é
João Batista. Então podemos ver pelas Escrituras que o mensageiro de Malaquias
três - João Batista - não é o mesmo profeta de Malaquias quatro, ainda que João
e esse profeta da última era tiveram neles o mesmo Espírito que esteve em
Elias. De modo que aqui há dois! Um que veio antes da primeira vinda do Senhor
para converter o coração dos pais aos filhos e outro antes da segunda vinda do
Senhor para converter o coração dos filhos aos pais, isto é, levar os filhos à
fé dos apóstolos. De modo que num só versículo das Escrituras achamos dois
ministérios com centenas de anos de distância um do outro.
Como exemplo disso temos a mensagem que o
Senhor deu na Sinagoga de Nazaré.
E,
chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu
costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
E foi-lhe
dado o livro do profeta Isaias; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que
estava escrito:
O Espírito
do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me
a curar os quebrantados do coração.
A apregoar
liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a pôr em liberdade os oprimidos;
a anunciar o ano aceitável do Senhor.
E,
cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de
todos na sinagoga estavam fitos nele.
Então
começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura em vossos ouvidos. Lucas
4:16-21.
O rolo que deram ao Senhor para ler,
corresponde hoje ao capítulo 61 de Isaias; porém o Senhor leu somente o
versículo primeiro e metade do segundo, e ali parou.
Então podemos notar que o Senhor não leu a
parte do versículo dois de Isaias 61, onde fala do dia da vingança do Nosso
Deus, porque em verdade faltavam muitos anos para aparecer o profeta que
anunciaria este dia da vingança, grande e terrível dia de Jeová, a grande
tribulação. Então o Senhor Jesus se deteve ali onde correspondia a seu
ministério para essa ocasião, porque a outra parte do versículo não era para
aquela hora, e sim, para vários séculos depois.
Assim fica demonstrado que numa só porção das
Escrituras, Deus pode encerrar eventos que estão distantes centenas de anos um
do outro. Porém a mente sem revelação se confunde porque depende do raciocínio
humano; e desta maneira nunca poderão saber os mistérios que Deus tem posto em
Sua Palavra. A mente humana consegue ver um só Elias, porém Jesus fala de um no
passado e de outro no futuro.
O Elias desta era restaurará todas as coisas
antes da vinda do Senhor. Isto está em perfeita harmonia com o que Pedro disse
sob a inspiração do Espírito Santo:
E envie
ele a Jesus Cristo, que já dantes vos foi pregado.
O qual
convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus
falou pela boca de todos os seus santos profetas, desde o princípio. Atos
3:20-21.
Em outras palavras o Senhor Jesus não virá sem
que antes venha o tempo da restauração de todas as coisas. Porém, quem trará
esta restauração? O próprio Senhor respondeu esta pergunta:
Elias virá
primeiro e restaurará todas estas coisas. Mateus 17:11.
Antes da Vinda de Cristo para o arrebatamento
de Seu povo, tinha que vir um mensageiro com o Espírito e Virtude de Elias,
para preparar o povo tirando-o de todos os horrores denominacionais, e
separando-o de todos os costumes e tradições contrárias à Palavra de Deus. Esta
é a conversão dos filhos à fé dos pais, o que significa deixar todo costume e
tradição que têm sido acrescentados à fé e prática dos apóstolos. O mensageiro
desta era tinha que ser um profeta. Ele tinha que exercer um ministério
profético baseado somente na Palavra de Deus. Este profeta do fim é o anjo à
sétima e última era da igreja. E sua mensagem é a revelação que faz manifesto
os segredos de Deus.
Mas nos
dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo
de Deus, como anunciou aos profetas seus servos.
Apocalipse 10:7.
Esta é uma profecia cumprida, pois os mistérios
de Deus têm sido consumados através do ministério do irmão William Marrion
Branham, ainda que muitos o ignorem.
Este profeta foi enviado por Deus para esta era
e tem pregado a mensagem que Deus lhe ordenou: a Palavra pura de Deus tal qual
saiu da boca dos profetas e apóstolos. Com isto tem preparado o povo de Deus,
cumprindo assim a parte mais importante de seu ministério: trazer os
predestinados de volta à Palavra de Deus. E isto é o que tem sucedido nesta
era.
E assim, pelo profeta desta era, os filhos têm
se convertido à fé dos apóstolos; a Palavra de Deus tem sido restaurada à sua
pureza original; tem sido trazida à luz a falsidade das crenças religiosas e a
verdadeira condição das igrejas chamadas cristãs. O irmão Branham desafiou a
muitos líderes religiosos em diferentes ocasiões para mostrar ao povo o
supérfluo de suas religiões. Em cada ocasião o poder de Deus baixou e se
manifestou diante de milhares de pessoas.
Ainda que muitos não tenham sabido nem
conhecido estes fatos, isto não anula sua veracidade; pois há muitos que
ignoram os milagres da Bíblia e seu conteúdo, mas isto não anula a verdade de
Deus.
O irmão Branham condenou tenazmente a
imoralidade da mulher, a qual tem chegado a ser o centro da corrupção nesta
geração.
Os judeus estavam esperando Elias no tempo
quando João se apresentou; não o receberam como profeta mesmo estando vindicado
pelas Escrituras. Por causa das interpretações que tinham não receberam nem a
João e nem a Cristo.
Hoje tem acontecido o mesmo; a história tem se
repetido, porque as Escrituras anunciam um mensageiro antes da grande
tribulação, para preparar o povo do Senhor para o arrebatamento. Deus cumpriu
Sua promessa enviando o profeta desta era, mas o mundo religioso de hoje não o
recebeu. Porém, como no passado houve aqueles que creram em João e receberam a
Cristo - a Palavra - hoje também tem aqueles que são ovelhas predestinadas por
Deus para ouvirem Sua Voz através de Seu profeta e estes estão se alimentando e
se preparando com sua mensagem.
Neste livrete falta-nos espaço para transcrever
a abundante vindicação por parte de Deus ao ministério que sem dúvida alguma é
o Profeta de Deus a esta decadente geração.
Se você deseja, poderá conhecê-lo através de
suas mensagens, as quais poderemos enviar-lhe com a máxima satisfação.
Eis que
vos envio o profeta Elias antes que venha o dia grande e terrível do Senhor. Malaquias
4:5.
Em verdade
Elias virá primeiro e restaurará todas as
coisas. Mateus 17:11.
Desejamos a todos os leitores sinceros para serem
como os Bereianos em Atos 17:11 que Ora, estes foram mais nobres do que os que
estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando
cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
O
PONTO DE PARTIDA DESSE PROFETA FOI ATOS 2:38
- Será
que a ordem dada em Atos 2:38 anula a de São Mateus 28:19?
- Ou
será que Pedro cometeu um engano no Dia de Pentecostes?
- Foi
Pedro ou foi o Espírito Santo quem falou no dia de Pentecostes?
“Portanto,
ide, ensinai todas as nações, batizando-as em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito
Santo” - Mateus 28:19.
“E em
seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as
nações, começando por Jerusalém” - Lucas 24:47.
“E
disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de
Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.”
Atos 2:38.
DE
VOLTA À FÉ APOSTÓLICA
Este
livreto foi impresso pela “CIDADE DA LUZ” no dia, 04 de Julho de 2014, e esta
obra pode ser copiada e distribuída enquanto integralmente copiada, não
modificada, e distribuída livre de encargos.
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