terça-feira, 27 de março de 2018

QUEM FOI WILLIAM MARRION BRANHAM?


William Marrion Branham foi um dos ministros mais influentes da Bíblia de nosso tempo. Ele foi considerado por muitos como um iniciador da cura e avivamento carismático o qual começou em 1947, e de seu ministério cresceram uma miríade de outros ministros que se tornaram conhecidos internacionalmente.

Um historiador deste movimento afirmou que William Branham foi um profeta para nossa geração, e um historiador pentecostal escreveu: Branham fez lotar os maiores estádios e lugares de reuniões no mundo. A Voz dos Homens do Evangelho Completo, (agora Companheirismo Internacional de Homens de Negócio do Evangelho), em sua edição de fevereiro de 1961 escreveu: Nos dias da Bíblia haviam muitos homens de Deus que eram profetas e videntes. Mas em todos os escritos sagrados, nenhum deles tiveram um ministério maior do que William Branham, um Profeta e um Vidente de Deus, e cuja foto aparecera na capa da edição da Voz dos Homens do Evangelho Completo. Branham tem sido usado por Deus, no nome de Jesus, para ressuscitar mortos! De 1947 até o tempo de sua morte em 1965, o poderoso ministério de William Branham foi muito conhecido e considerado sem igual na história de reuniões evangélicas. O impacto do ministério sobrenatural deste homem não foi sentido somente na América do Norte, mas também ao redor do mundo.

Infância e Conversão: William Branham nasceu dia 6 de abril de 1909, em uma cabana nas colinas de Kentucky, o primeiro de nove filhos de Charles e Ella Branham. Criado nas redondezas de Jeffersonville, Indiana, ele conheceu somente a vida de miséria e sofrimento, seu pai era um alcoólatra e analfabeto. Compondo estas circunstâncias, o jovem foi considerado nervoso, porque ainda pequeno ele falava de visões e uma voz que falava para ele de um vento, dizendo: Nunca bebas, nem fume, nem corrompas seu corpo de maneira alguma. Haverá uma obra para fazeres quando fores mais velho.

William Branham conheceu o Senhor e foi cheio com o Espírito Santo em 1931: Daquele tempo, a Bíblia se tornou o foco de sua vida e Jesus Cristo o centro de sua existência! Ele foi ordenado ao ministério na idade de 23 anos, na Igreja Batista Missionária em dezembro de 1932. Visitação de um Anjo. Dia 11 de junho, de 1933, William Branham estava batizando no rio Ohio, perto de Jeffersonville, Indiana, quando uma luz luminescente e ardente de repente apareceu sobre sua cabeça e a voz que falou: “Assim como João Batista foi enviado para precursar a primeira vinda de Jesus Cristo, assim tu és enviado para precursar Sua segunda vinda!”. A próxima edição relatada na Jeffersonville Evening News (Notícias da noite de Jeffersonville) relatou o incidente com o subtítulo: Estrela Misteriosa Aparece sobre Ministro Enquanto Batizava. Em maio de 1946, ele se apartou para buscar Deus e entender o significado de sua vida estranha.

Enquanto orava sozinho tarde da noite, um anjo de luz apareceu, dizendo: “Não temas. Eu sou enviado da presença do Deus Todo-Poderoso para dizer-te que teu nascimento peculiar e vida não compreendida tem sido para indicar que você levará um dom de cura Divina às pessoas do mundo. Se fores sincero quando orares e levar as pessoas a crerem em você, nada parará diante de sua oração, nem mesmo o câncer. Você irá a muitas partes da terra e orará para reis, governantes e potentados. Tu pregarás a multidões mundo afora e milhares virão pedir conselho a ti”. Isto foi literalmente cumprido nos anos que se seguiram, pelo que seu ministério o levou ao redor do mundo sete vezes e muitos indivíduos de influência pública, incluindo o senador Upshaw dos Estados Unidos da América, o Rei George VI da Inglaterra, foram curados como resultados de sua oração.

Na noite de 24 de janeiro de 1950, uma das mais impressionantes fotos (figura ao lado) de todos os tempos foram tiradas mo Coliseu Sam Houston, Texas. Enquanto William Branham estava no pódio, um halo de fogo apareceu sobre sua cabeça. Esta foi foi a única que saiu de todo o filme! George J.

Lacy, Investigador de Documentos Questionáveis, e frequentemente solicitado pelo FBI para este fim, submeteu o negativo a todos os testes científicos disponíveis. Em uma conferência, ele afirmou: Do meu conhecimento, esta é a primeira vez em toda a história do mundo que um ser sobrenatural foi fotografado e cientificamente vindicado. A foto original está arquivada no Departamento Religioso do Instituto Smithsonian, Washington, D.C.

Ministério Mundial. Enquanto notícias se espalhavam de curas miraculosas, pastores aos arredores começaram a chamar o irmão William Branham para ministrar para suas congregações e orar pelos enfermos. Um sinal sobrenatural foi dado a ele para o propósito de encorajamento das pessoas a crerem.

Primeiramente, o sinal físico em sua mão indicaria a enfermidade ou a cura. Mais tarde em seu ministério os pensamentos em secretos e necessidades do indivíduo eram revelados, resultando em fé para libertação. Se tornou mais abundantemente claro para qualquer leitor sério da Bíblia que William Branham fora ordenado um Profeta para cumprir muitas profecias Escriturais concernente a nosso tempo. Igrejas não acomodavam as multidões, e as reuniões passavam a acontecer em grandes auditórios ou estádios para campanhas, nas maiores cidades da América do Norte. Jonesboro, Arkansas – Jornal Evening Sun 12 de junho de 1947. Residentes de pelo menos 25 estados e México tem visitado Jonesboro desde que o Reverendo Branham iniciou a reunião de campanha, no dia 1 de junho. O número total dos que frequentaram os cultos excedeu a marca de 20.000 pessoas.

Helsinki, Finlândia – 1950: Dois anos antes da campanha em Helsinki, Deus tinha mostrado ao irmão Branham uma visão de um garoto sendo levantado dos mortos. Ele relatou os detalhes à sua audiência e pediu a eles que anotassem a visão nas páginas em branco de suas Bíblias. A visão foi cumprida na cena do acidente, perto de Kuopio, Finlândia, onde um garoto em uma bicicleta tinha sido atropelado por um carro e tinha morrido. A comissão Branham em uma carreata vieram em cena e o irmão Branham, pedindo que tirassem o lençol que cobria o corpo, reconheceu que o garoto era o mesmo que ele tinha visto na visão. Ele orou pela criança e ela foi ressuscitada dos mortos. Durban, África do Sul – 1951.

Reuniões eram patrocinadas pela Missão da Fé Apostólica, as Assembléias de Deus, a Santidade Pentecostal e Igreja de Deus do Evangelho Completo e foram ministradas em onze cidades, com uma frequência, incluindo estes onze lugares, de meio milhão de pessoas! A história da igreja foi feita no dia final nas reuniões de Durban, as quais foram no Racecourse Greyville (Pista de corridas Greyville) onde um estimado número de 45.000 pessoas estavam presentes e milhares ficaram fora dos portões!

A LINHA DO TEMPO


O Rapaz e Sua Privação (de 1909 ao período de 1932): Desde o minuto em que nasceu, William Branham foi colocado a parte do comum. Importunado pela pobreza e rejeição, ele se tornou uma criança nervosa. Coisa incomum mantinha-se acontecendo a ele, coisas místicas e espirituais... Porém ele não tinha nem começado a pensar em Deus até que tivesse 14 anos quando ele chegou perto de perder ambas as pernas em um acidente com um rifle. Enquanto ele estava deitado, morrendo em uma poça de sangue, ele viu uma terrível visão do inferno - viu a ele mesmo caindo constante e profundamente naquela região de perdidos e almas vagueantes. Ele clamou a Deus por misericórdia e miraculosamente foi dado uma segunda chance - uma chance a qual mais tarde ele quase falhou em compreendê-la.

O Jovem e Seu Desespero (de 1933 ao período de 1946): Como um pastor jovem, William Branham lutou para entender sua vida peculiar. Por que ele era o único ministro na cidade que via visões? Quando Deus primeiro o chamou à nação - a um amplo evangelismo em 1936, ele recusou, mas pagou caro por seu erro perdendo sua esposa e filha com tuberculose. As visões continuaram. Ministros diziam a ele que aquelas visões vinham de Satanás. Desesperado finalmente foi a procura de Deus na floresta, onde esteve face a face com um ser sobrenatural. O anjo deu a ele uma comissão de Deus para levar um dom de cura Divina para as pessoas do mundo. William Branham questionou se as pessoas do mundo creriam que um anjo realmente encontrou-se com ele, o anjo disse que a ele seria dado dois sinais sobrenaturais como prova de seu chamado. Então eles teriam que crer. E creio que eles creram!

O Homem e Sua Comissão (de 1946 ao período de 1950): Logo depois que o anjo visitou William Branham e lhe disse que fora ordenado a levar um dom de cura às pessoas do mundo, o primeiro sinal apareceu - uma reação física em sua mão que acontecia quando ele tocava a mão de alguém que sofria com uma enfermidade causada por germe. Dentro de dois meses de sua comissão, o dom extraordinário de William Branham tinha ganhado atenção nacional. Pessoas aos milhares se ajuntavam em suas reuniões, onde ele pregava salvação e cura Divina no nome de Jesus Cristo. Milagres abundavam. O mundo jamais tinha visto algo igual desde os dias quando Jesus caminhou através da Galiléia, expulsando demônios e curando a todos os que estavam enfermos e aflitos. Mesmo assim, algumas pessoas ainda questionavam se um anjo tinha realmente se encontrado com este humilde homem. Então o segundo sinal apareceu... e eles tiveram que crer!

O Evangelista e Sua Aclamação (de 1951 ao período de 1954): William Branham é um paradoxo na história moderna. Começando em 1946 seu ministério saltou da obscuridade para ganhar atenção nacional em menos de seis meses, e no processo isto reluziu a fé mundialmente - avivameto de cura. Ele realizou este feito com a ajuda de um dom sem igual - um sinal sobrenatural que supreendeu e levou as pessoas a notarem. Rapidamente cristãos ao redor do mundo foram avisados. Entre 1951 e 1954 William Branham conduziu a maior reunião cristã da história daquele tempo - cerca de 300.000 pessoas em um encontro em Bombaim, Índia. A demanda para seus cultos na América e exterior pareceram insaciáveis. Porém William Branham não estava satisfeito. Algo parecia errado. Por um longo tempo ele não sabia o que era isto, porém no final de 1954 ele soube. Seu ministério teria que mudar.

O Mestre e Sua Rejeição (de 1955 ao período de 1960): O ministério internacional de William Branham teve três estágios. Primeiro, ele discerniu enfermidades através de um sinal sobrenatural em sua mão. Mais tarde, visões o permitia discernir doenças e outras coisas. Entre 1946 e 1954, cerca de 500.000 pessoas aceitaram a Jesus Cristo como seu Salvador por razão de sua pregação - e não havia maneira de estimar quantos milhões receberam cura por motivo de suas orações. Discernindo que as pessoas não estavam aceitando a profundidade e estatura que a Palavra de Deus e o Espírito estavam lhes oferecendo, William Branham sentiu o Espírito de Deus chamar-lhe para algo mais. Ele sabia que pessoas vinham às suas reuniões por várias razões. Algumas pessoas vinham porque criam que o Espírito de Jesus Cristo estava presente. Outro vinham pela novidade e entusiasmo disto, apenas da mesma maneira que as pessoas se reuniam para ver Jesus curar os enfermos e multiplicar o vinho, pão e peixe. Porém foram os ensinamentos de Jesus que mudaram a história do mundo. William Branham sentiu que Deus estava chamando-lhe para ensinar mais durante suas campanhas de fé-cura. Ele sabia que seu ministério podia fazer algo duradouro, uma contribuição benéfica para a igreja cristã. Começando em 1955, ele não somente ensinou cura Divina, como também ensinou outros aspectos da Palavra de Deus. Deus deu-lhe uma visão de um novo estágio para seu ministério - uma "terceira puxada" (Usando as palavras do anjo) - o qual excederia tudo que Deus já tinha feito através dele no passado. Inevitavelmente, ele ofendeu algumas pessoas.

O Profeta e Sua Revelação (de 1960 ao período de 1965): Quando os primeiros dois estágios do ministério de William Branham estavam bem estabelecidos, a pergunta persistia; como seria o terceiro estágio? Seguindo a liderança de Deus, William Branham estava, nos cinco anos finais de sua vida, determinado a trazer uma série de sermões que levaria a igreja a um entendimento mais profundo dos mistérios da escritura que estavam escondidos desde quando se iniciou o tempo. O que os símbolos misteriosos do livro de Apocalipse significam? O que é o "mistério de Deus" falado no Novo Testamento? Estas coisas foram inquiridas, especuladas e debatidas nas instituições de cristianismo por dois mil anos. Mas o que acontece quando o próprio Deus se encarrega de revelar as respostas? Isso aconteceu e essa história maravilhosa está aqui, para que você leia.

O Irmão Branham diz: Nem por um minuto trago uma mensagem às pessoas para que me sigam, ou unam-se à minha igreja ou dêem início a alguma confraternização e organização. Nunca fiz isso e não o farei agora. Não tenho nenhum interesse por essas coisas; tenho sim, todavia, interesse pelas coisas de 'Deus' e pelas pessoas, e se eu conseguir fazer tão-somente uma coisa, estarei satisfeito. Essa é ver um verdadeiro relacionamento espiritual estabelecido entre 'Deus' e os homens, donde os homens tornem-se novas criaturas em 'Cristo', cheias do 'Espirito Santo', e vivam de acordo com a sua 'Palavra'. Eu queria convidar, pedir e advertir todos a ouvirem à sua voz nesta ocasião, e a Ele completamente renderam suas vidas, do mesmo modo que confio em meu coração que me entreguei completamente a Ele. 'Deus' os abençoe, e que 'Sua Vida' rejubile seu coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário